NOSSA HISTÓRIA

O NEPEN foi se constituindo a partir das atividades de docência e orientação, realizadas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação – Psicologi da Educação da PUCSP, pela professora Melania Moroz.

Se nos anos iniciais de sua inserção no PED as atividades de orientação não tinham um foco específico, a partir do final dos anos 1990 foi se direcionando especificamente a duas temáticas - a ação docente e os procedimentos de ensino - focalizadas com base na abordagem comportamental.

            O que ocorria de forma assistemática, deixou de sê-lo; configurou-se o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino (NEPEN), tendo como meta contribuir para o desenvolvimento da eficiência do ensino, ministrado no espaço escolar.

Tendo como referencial teórico a Análise do Comportamento, o NEPEN tem como propostas:

  • a realização de estudos de aprofundamento teórico relacionados - ou que dêem suporte - à ação eficaz do ensino;

  • a realização de pesquisas, individuais ou em grupo, sobre atividades de ensino,  no âmbito da ação educativa em contexto escolar, e de seu grau de eficiência na promoção da aprendizagem do aluno, tanto de conhecimentos quanto de habilidades

  • a divulgação da produção  realizada em eventos científicos;

  • a formação de futuros pesquisadores.

 

Muitos trabalhos foram realizados por participantes do NEPEN, sendo tanto pesquisas em grupo, quanto trabalhos de mestrado, doutorado e pos-doc. Na seção Nossa História indicam-se aqueles pesquisadores e pós-graduandos que contribuíram, em algum momento de sua vida acadêmico-profissional, com as atividades do NEPEN. Na seção Produção, podem ser consultadas pesquisas realizadas por mestrandos e doutorandos, bem como os artigos e capítulos publicados por participantes do NEPEN.